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12/01/2018

Grandes redes geraram 474 empregos no ano passado em Jundiaí

Dados da Associação Paulista de Supermercados (Apas), solicitados pelo Sincomercio Jundiaí e Região, mostram crescimento do setor. Minimercados tiveram saldo de apenas 16 vagas


O ano de 2017 foi marcado pela chegada de grandes redes de supermercados/hipermercados em Jundiaí e isso gerou um saldo de 474 empregos líquidos, segundo dados da Associação Paulista de Supermercados (Apas). Em 2016, o saldo foi negativo no setor, com menos 50 empregos. Por outro lado, as lojas de vizinhança, conhecidas também como ‘minimercados’, tiveram uma abertura tímida nas vagas em 2017, dentre os 114 estabelecimentos instalados na cidade. Foram 212 admissões e 196 desligamentos, o que resultou em um saldo de apenas 16 contratações no ano.

 

Já no Estado de São Paulo ocorreu o inverso, segundo informações da Apas. Os minimercados registraram mais vagas de empregos do que os super e hipermercados. Foram 500 empregos formais até setembro de 2017 nos pequenos estabelecimentos, contra o fechamento de 3.237 postos de trabalhos entre os grandes. Na Capital havia pelo menos 16.312 supermercados de vizinhança em 2016.

 

Para o presidente do Sincomercio Jundiaí e Região, Edison Maltoni, a instalação das grandes redes gerou bastante emprego no município e isso é motivo para celebrar, principalmente numa época em que a economia vem se recuperando. Em relação aos minimercados, Maltoni destaca que esses estabelecimentos ainda têm potencial de crescimento e de criar mais vagas. “Muita gente aprecia os mercados de bairros e alguns já vêm se destacando ao inovar e oferecer produtos de muita qualidade, que às vezes não encontramos nos supermercados e hipermercados. É uma boa hora de reagir e investir em diferenciais para atrair o consumidor”, avalia.  

 

Em São Paulo, os resultados compilados pela Apas refletem uma realidade: as redes de supermercado apostam em lojas menores. Isso porque é mais fácil manter a estrutura de um local compacto.

 

Proximidade

Um estudo da Kantar Worldpanel aponta que a proximidade é o que mais impacta na hora da escolha do canal de compra pelo consumidor (66%), em seguida estão as ofertas e promoções, com 62%, limpeza e organização do canal (45%), oferecer bons preços sempre (43%), entre outros. Isso mostra que o preço perdeu um pouco de importância para o consumidor, que passou a priorizar outros requisitos na hora de comprar.

 

Grandes redes varejistas como Carrefour e Grupo Pão de Açúcar (GPA) investiram, nos últimos anos, nas lojas com formato reduzido. O Minuto Pão de Açúcar, lançado em 2014, tem 75 lojas nesse modelo no Estado. O Minimercado Extra, também do GPA, conta com 182 lojas desse tipo. O Carrefour Express abriu a primeira loja de vizinhança também em 2014, no bairro do Tatuapé, zona leste da capital. Hoje, possui 106 unidades nesse formato no Estado de São Paulo.

 

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