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16/01/2018

Varejo na região de Jundiaí deve perder cerca de R$ 255,1 milhões em 2018 devido aos feriados

Segundo análise da FecomercioSP e Sincomercio Jundiaí e Região, essa perda será aproximadamente 18% maior que o projetado para 2017



O comércio varejista na região de Jundiaí deve perder cerca de R$ 255,1 milhões em 2018 por conta dos feriados nacionais e pontes, segundo estimativas do Sincomercio Jundiaí e Região e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Esse montante é aproximadamente 18% superior ao dado projetado em 2017. É importante salientar que o número de feriados e pontes em 2018 será o mesmo de 2017, ou seja, 15 datas. Portanto, esse aumento é motivado exclusivamente pela melhora da estimativa de crescimento nas vendas do comércio para este ano.


O segmento de ‘Lojas de móveis e decoração’ é o único, considerando inclusive as demais regiões analisadas, a ter expectativa de perdas menores que em 2017. A FecomercioSP estima que, neste ano, a perda do faturamento da atividade será de R$ 4,29 milhões, 2% inferior ao de 2017, quando as perdas somaram R$ 4,36 milhões.


O segmento de ‘Supermercados’ deve ser o que mais deixará de faturar, em torno de R$ 103 milhões, prejuízo 17% maior em relação a 2017, correspondendo a 40% das perdas totais da região. No entanto, ‘Lojas de vestuário, tecidos e calçados’ terá a maior variação do prejuízo, 25% acima do estimado para 2017.


De acordo com Edison Maltoni, presidente do Sincomercio Jundiaí e Região, não é possível alterar o calendário nacional. Porém, este ano, além dos feriados, haverá também a Copa do Mundo, que deve impulsionar as vendas no comércio. “Ainda estamos em ritmo de recuperação da economia, mas os empresários podem elaborar estratégias para fisgar o consumidor e aumentar as vendas no período que antecede essas datas”, avalia.

 

Nos cálculos, a FecomercioSP se limitou aos feriados nacionais e setores passíveis de sofrerem uma redução no ritmo de vendas, em que a compra por impulso é relevante, uma vez que os produtos, em grande parte, têm um valor unitário mais baixo, como o setor de roupas e calçados, perfumarias e cosméticos etc. Além disso, está sendo considerado que apenas uma parcela pequena das vendas nos feriados e pontes sejam afetadas, e não o faturamento do dia todo. Cada feriado é ponderado de acordo com o tamanho do comércio daquele mês de referência.


A Copa do Mundo será realizada entre os meses de junho e julho, e o Brasil jogará em dias de semana, como quarta e sexta-feira. Porém, o estudo não considera esses dias por haver diferenças de políticas entre as empresas, podendo ou não liberar os funcionários por tempo parcial ou total.


Vale ressaltar, por fim, que, até novembro passado, as pequenas e médias empresas (cerca de 80% do total) apresentavam grande dificuldade para abrir nesses feriados. Muitas delas optavam por não abrir devido aos custos trabalhistas e de funcionamento não cobrirem o faturamento daquele dia. A FecomercioSP entende que a nova legislação facilitará essa decisão, ou seja, haverá a negociação entre empregado e empregador sobre a possível abertura. Além disso, caso seja um feriado importante para uma determinada atividade, pode-se utilizar do novo modelo de contrato intermitente.


Impacto Estadual

Segundo as estimativas da FecomercioSP, o comércio varejista do Estado de São Paulo deve perder R$ 4,6 bilhões em 2018, em decorrência dos feriados nacionais e pontes. Esse montante é 16% superior ao dado projetado em 2017. O segmento de Supermercados deverá ser o mais prejudicado, perdendo em torno de R$ 2,1 bilhões, prejuízo 14% maior em relação a 2017, correspondendo a 47% das perdas do montante total. Os segmentos que devem apresentar as maiores variações serão Lojas de móveis e decoração e Lojas de vestuário, tecidos e calçados, ambos com um prejuízo estimado 24% maior que o de 2017.


(Fonte: FecomercioSP)

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