Notícias

01/02/2018

Palestra instrui contadores sobre eSocial e Repis

Advogada e assessora jurídica da FecomercioSP, Sarina Sasaki Manata esteve no Sincomercio Jundiaí e Região para palestra acerca de dois temas relevantes voltados a contadores e empresários



O auditório do Sincomercio Jundiaí e Região recebeu na manhã desta quinta-feira (1º) a advogada Sarina Sasaki Manata, assessora jurídica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), para a palestra sobre eSocial e Repis (Regime Especial de Piso Salarial). Mais de 60 pessoas – entre contadores e empresários - acompanharam o evento,  que foi aberto pelo presidente do Sincomercio, Edison Maltoni.

 

“O sindicato oferece muitos benefícios aos nossos contribuintes e está aberto a todos. Em nossa sede temos o Escritório Regional da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), que também traz facilidades aos contadores. Queremos esse relacionamento próximo e vamos realizar outros eventos ao longo do ano”, adianta Maltoni.

 

A advogada Sarina iniciou a palestra informando como funciona o Repis, que foi uma grande conquista para os sindicatos do Interior do Estado, com um regime que estabelece o piso salarial diferenciado, com fundamento na constituição, desde que não seja praticado um piso inferior ao salário mínimo. “Só podem aderir ao Repis as empresas com até 10 empregados e a companhia precisa ter um requerimento de certificado do Regime. Microempresa Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP) podem solicitar o sistema, que gera economia às empresas”, diz.

 

O tema do eSocial rendeu bastante informação aos participantes, que puderam esclarecer suas dúvidas em relação ao sistema, obrigatório a partir deste ano, e cujo objetivo é unificar os dados das empresas e dos trabalhadores, em um ambiente nacional virtual. Trata-se de um projeto conjunto do governo federal que integra os seguintes órgãos: Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal.

 

A implantação começou no dia 8 de janeiro para as companhias com faturamento superior a R$ 78 milhões. Para as demais, o cronograma segue a partir de 16 de julho de 2018, quando iniciam os cadastros dos empregados e das empresas. “Esta é uma etapa muito importante e todos devem ficar atentos aos dados, para que estejam corretos na hora de informá-los ao sistema”, ressalta Sarina.

 

Como se preparar?

Uma das primeiras coisas a se providenciar para o eSocial é o Certificado Digital da empresa. Depois, a validação da qualificação cadastral, assim como a atualização dos dados (nome, nome social, residência, estado civil) dos colaboradores, inclusive autônomos e estagiários. Codificações de laudos médicos (PPRA e PCMSO) e processos administrativos e judiciais também serão incluídos. 


Acesse o link para a apresentação da palestra aqui 



Próxima palestra

O Sincomercio Jundiaí e Região organiza, no próximo dia 22 de fevereiro, das 19h às 20h, a palestra “Comércio Eletrônico: Crescimento, Desafios e Perspectivas’’. A palestrante será a coordenadora do Procon em Jundiaí, Gabriela Ribas Glinternik. O evento é gratuito e as inscrições já podem ser feitas pelo telefone 4583-1412 ou 1425. 




Assine nossa Newsletter

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

Veja mais

Rua Prudente de Moraes, 584 - Centro - Jundiaí, SP

Fone: (11) 4583-1410

2015 SINCOMERCIO JUNDIAÍ -  Desenvolvimento e  Design: